PRORROGAÇÃO DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ 2025.1

30/10/2024 09:08

PRORROGAÇÃO

Chamada para o Vol. 14, n. 26, jan/jun, 2025.

Período: até 01/12

 

Submissões: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/naui/index

Organização:

Luísa Duran Rocca (UFRGS)

João Paulo Schwerz (UFSC)

Vladimir Fernando Stello (Arquiteto ETec Laguna/IPHAN-SC)

Resumo da Proposta:

Prezados Leitores,

Desde seu lançamento o Cadernos NAUI tem por objetivo “compartilhar pesquisas e reflexões sobre antropologia urbana, patrimônio cultural e memória, a partir de uma visão integrada do fenômeno social e das relações de diversos atores sociais” (NAUI, 2012). Desde então a publicação eletrônica tem avançado na discussão e divulgação, numa ótica transdisciplinar, de conhecimentos produzidos principalmente pela Antropologia Urbana, a Arquitetura e o Urbanismo, a História, a Arqueologia, a Museologia, etc., mas sem dispensar quaisquer contribuições das outras áreas que vêm demonstrando interesse crescente no tema, como a Comunicação, o Direito, a Agricultura e a Ecologia, assim como outras tantas, tão diversas quanto importantes para a constituição de como entendemos patrimônio cultural atualmente.

A partir de finais do século XX os estudos sobre patrimônio cultural têm se diversificado, principalmente em vista de uma crescente ampliação do conceito, com novas perspectivas sobre o patrimônio material, seja ele entendido como elemento isolado, espaços urbanos ou paisagens, assim como as novas formas de disputas por memórias e identidades, onde desponta o protagonismo do patrimônio imaterial. Nesse contexto, as pesquisas que envolvem o patrimônio cultural se apresentam a partir de uma extensa gama de temas relacionados que abrangem diversas áreas do conhecimento e de esfera prática, que acabam por influenciar de forma relevante a atuação na área da preservação, assim como balizando políticas públicas afins ao redor do mundo.

Ao mesmo tempo, as profundas transformações sociais e culturais ocorridas no último século colocaram também novas e significativas ameaças sobre tudo que passamos a considerar patrimônio e que:

[…] atingem gravemente os saberes tradicionais, identidades e bem-viver dos detentores, os bens culturais materiais e naturais, seus entornos, ambiência e áreas de influência, ocasionando uma intensa, imprevisível e irreversível degradação, alteração ou destruição das paisagens. Por outro lado, as repercussões desses processos vão além dos componentes dos bens, chegando a modificar intensamente a saúde dos ecossistemas e dos povos que habitam esses lugares. Neste cenário, nosso olhar se volta às questões patrimoniais como instrumento de agência em temas que envolvem a saúde, o bem-estar, a segurança alimentar, e no que concerne às dimensões da sustentabilidade e o uso do solo e da água e a permanência das populações nas regiões afetadas, incluindo seus laços culturais (COMITÊ CIENTÍFICO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PATRIMÔNIO – ICOMOS/BRASIL, 2022).

Torna-se imprescindível entender tais transformações e suas relações com o patrimônio cultural, seus possíveis e necessários papéis neste contexto, como recurso sustentável e como parâmetro na busca para mitigar alterações climáticas, como paradigma de saberes e fazeres, como reconhecimento da importância da diversidade étnica e ambiental, para valorização de novos olhares sobre a dignidade e direitos humanos na construção de uma sociedade mais equilibrada, enfim.

O Dossiê proposto tem como objetivo essencial contemplar temas emergentes relacionados ao patrimônio cultural, buscando contribuir com os debates vinculados, por exemplo, ao desenvolvimento sustentável, à conflitos bélicos, mudanças climáticas, direitos humanos e diversidade de gênero, patrimônio e habitação, patrimônio e segurança alimentar, entre outros tantos que poderiam ser citados. Por outro lado, também são bem-vindos trabalhos centrados em temas mais tradicionais acompanhados de perspectivas atualizadas.

Para tanto, convidamos e incentivamos estudantes, pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas a apresentar artigos e relatar experiências práticas relacionados à preservação do patrimônio cultural em suas mais diversas interfaces, sobretudo aquelas que se conectam diretamente com as realidades Latino-americanas.