Próximos Eventos

18º Congresso Mundial da IUAES (International Union of Anthropological and Ethnological Sciences)

Com o tema “Mundo de Encontros: o passado, presente e futuro do conhecimento antropológico”,  dos dias 16 à 20 de julho de 2018, na Universidade Federal de Santa Catarina.

Jornadas Antropológicas PPGAS/UFSC 2017 – Fazeres Conjuntxs: Transbordando saberes

O evento ocorre dos dias 31 de outubro à 01 de novembro.

30ª Reunião Brasileira de Antropologia – Políticas da Antropologia: Ética, Diversidade e Conflitos.

O evento ocorrerá na cidade de João Pessoa, na UFPB, Campus I, nos dias 3 a 6 de agosto de 2016.

XI Reunião de Antropologia do MERCUSUL: Diálogos, prácticas y visiones antropológicas desde el sur.

Evento acontecerá na cidade de Montevidéu, Uruguai,  de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2015.

Jornadas Antropológicas PPGAS/UFSC 2015: Antropologia através das Antropologias.

Organizada pelos discentes do programa de pós graduação em Antropologia Social, nos dias 13 a 16 de outubro de 2015.

cabeçalhoContribuir para o pensamento antropológico sobre o patrimônio cultural e a museologia e propiciar o intercâmbio científico que fomente a consolidação de redes e projetos articulados de pesquisa sobre a temática. Esses são apenas alguns dos objetivos do II Seminário de Patrimônio Cultural e Museologia que acontece de 5 a 8 de novembro no auditório do Centro de Educação (CED) da UFSC. A organização é do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC (PPGAS), através do Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (Naui), e conta com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural (IBP) e do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (PGAU-Cidade). Dentre os palestrantes, Gilberto Sarkis Yunes (UFSC) com a conferência “O acervo dos tempos na expografia da cidade”, no dia 05, às 10h, e Telma Camargo (UFG), com “As oleiras karajá e o modo de fazer Ritxoko”, no dia 06, às 14h. Além de palestras, o evento terá mesas-redondas, exposição de documentários, itinerários pela cidade, entre outras atividades. Para ver a programação completa clique aqui: Programação Seminário 2013

O I Seminário de Patrimônio Cultural e Museologia da UFSC acontece num momento de efervescência acadêmica, especialmente, devido a criação do curso de graduação em Museologia.  O curso de Museologia foi criado em 2010, como resultado de esforços do Departamento de Antropologia, do Departamento de História e do Museu Universitário Osvaldo Cabral, que visavam a qualificação destas áreas na Universidade. É no sentido de dar continuidade a esta qualificação que o presente seminário se insere.
O evento tem por finalidade contribuir com o pensamento antropológico sobre o patrimônio cultural e a museologia. Pretende avaliar os impactos das políticas públicas patrimoniais sobre as populações envolvidas, privilegiando a dimensão da memória, da economia e da cultura local. Refletir sobre o processo de construção dos museus. Discutir e avaliar comparativamente as gestões participativas e o protagonismo dos sujeitos envolvidos nos projetos de museus comunitários. Apresentar e avaliar as experiências de processos de revitalização urbanas que contemplam na sua maioria os centros históricos. E fundamentalmente, propiciar o intercâmbio científico que fomente a consolidação de redes e projetos articulados de pesquisa entre pesquisadores participantes do IBP abrigando outras redes de pesquisadores nacionais e internacionais na área.

01/06/2011 (quarta-feira)

08h30 Abertura Auditório CED
10h00 Mesa: Patrimônio Arqueológico Auditório CED
14h30 Mesa: Patrimônio Latino-Americano Auditório CFH