Projetos

Em andamento:

  • Cidade e Patrimônio. Formas de fazer a cidade e formas de fazer na cidade.
    O presente projeto de caráter interdisciplinar pretende refletir sobre a categoria patrimonial em relação a fenômenos da cidade contemporânea. Através das pesquisas que ele abriga, busca aprofundar noções que vêm sendo questionadas pela teoria social que possam contribuir no amadurecimento e articulação de ambos os campos. Como pesquisa interdisciplinar, reúne fundamentalmente as seguintes áreas do conhecimento: antropologia, arquitetura e urbanismo e o patrimônio cultural como coadjuvante dos dois primeiros. A discussão proposta almeja dar subsídios às políticas públicas que planejam e decidem sobre a cidade assim como aos órgãos que legislam e atuam como gestores dos bens patrimoniais. Almeja também dar continuidade aos trabalhos que vêm desenvolvendo o coletivo do NAUI nessa área, bem como reforçar o coletivo maior formado pela rede de pesquisadores que atuam nesse campo em várias frentes de ação. Para a realização desses objetivos, o presente projeto, como parte de um projeto maior, propõe realizar pesquisas de campo, divulgação dos resultados das pesquisas através da participação em eventos científicos e de publicações, assim como continuar estabelecendo diálogos com órgãos públicos em prol de maiores contribuições. A discussão proposta tem como objetivos dar subsídios às políticas públicas que planejam e decidem sobre a cidade assim como aos órgãos que legislam e atuam como gestores dos bens patrimoniais. Almeja também dar continuidade aos trabalhos que vêm desenvolvendo o coletivo do NAUI nessa área, bem como reforçar o coletivo maior formado pela rede de pesquisadores que atuam nesse campo em várias frentes de ação: Curso de Museologia da UFSC; PGAU – Cidade/UFSC; PPGAS/UFSC; GT de Patrimônio e museus da ABA. (2011 – Atual)

Concluídos:

  • Recuperação da Memória Social e do Patrimônio Cultural: um projeto de museu para as comunidades subalternas de Florianópolis
    O Projeto parte de uma perspectiva comparativa, privilegiando comunidades do Maciço do Morro da Cruz e do Monte Cristo. O desafio é dar os primeiros passos para a elaboração de um museu pelas comunidades, apresentando aos interessados as possibilidades de sua realização e assessorando o grupo nesse processo. O objetivo geral é contribuir para a melhoria na qualidade de vida das comunidades subalternas localizadas em Florianópolis ampliando e consolidando vínculos comunitários. Como objetivos específicos pretende-se identificar elementos para a construção de uma experiência coletiva baseada na identidade histórica e cultural; transmitir conhecimentos que promovam engajamento comunitário em relação ao patrimônio material e imaterial local; elaborar um estudo preliminar de um museu voltado para a preservação e divulgação da história das comunidades envolvidas.
    Coordenadora: Dra. Alicia Castells
    Bolsista: Natália Fonseca de Abreu Rangel
  • Primeiros Passos: aprendendo o ofício de Cientista Social
    O projeto propõe desenvolver uma atividade didática paralela à sala de aula, complementando a formação do aluno e propiciando um acompanhamento mais próximo do seu desenvolvimento profissional, já que os cursos de graduação em geral não contemplam atividades acadêmicas mais individualizadas. Trata-se de um método de ensino diferenciado, que tem como público alvo alunos de graduação classificados como de carência socioeconômica. Entretanto, o âmbito de abrangência do projeto é maior, pois abarca alunos de pós-graduação e professores no processo de crescimento intelectual. Em outra ponta, o projeto também busca a integração da universidade com a comunidade florianopolitana, através de atividades de extensão, o que contribui para um aprimoramento não apenas do conhecimento acadêmico, mas também do aluno como pessoa e membro da sociedade.
    Coordenadora: Dra. Alicia Castells
    Bolsistas: Márcia Schaefer e James Tholl
  • Recuperação da Memória Social e do Patrimônio Cultural: um museu para as comunidades do Maciço do Morro da Cruz.  (2009)
    Coordenador: Dr. Eduardo Castells
  • Antropologia Itinerante para a Cidadania: oficinas de trocas de saberes entre comunidades e antropólogos da Universidade Federal de Santa Catarina (2008-2009)
    Coordenadora: Dra. Vânia Cardoso
  • Inventário Nacional de Referências Culturais de Sertão do Valongo – Porto Belo. (2005-2007)
    Coordenadora: Dra. Alicia Castells