Livros
Educar, Documentar e Valorizar para preservar: pesca artesanal com auxílio dos botos em Laguna |
O livro foi concebido com o intuito de retratar o cotidiano dos pescadores artesanais na cidade de Laguna, SC. Para tanto, traz à tona o conhecimento dessas populações transmitido geração após geração e que envolve tanto o saber-fazer referente ao universo da pesca como os desafios diários que os pescadores enfrentam para continuar com suas práticas costumeiras. Autoras: O livro pode ser acessado em: http://portal.iphan.gov.br/sc/noticias/detalhes/3933/livro-e-dvd-pesca-artesanal-com-auxilio-botos-em-laguna |
Receitas da Imigração |
Resultado final do Projeto Receitas da Imigração – Língua e Memória na Preservação da Arte Culinária, realizado através de Convênio com o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o livro ora lançado pelo IPOL é uma edição plurilíngue – em português e em línguas de imigração – contemplando, além de receitas culinárias trazidas, transformadas e realizadas pelas comunidades de imigrantes, também memórias e histórias da adaptação dessas populações na Região do Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina, no sul do Brasil. Autores: IPOL : Editora Garapuvu
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Partindo do campo patrimonial, que considera o caráter sacralizado dos centros históricos, a autora Letícia Nardi agrega conceitos da arquitetura e urbanismo e da antropologia urbana com o intuito de imprimir uma visão interdisciplinar, evidenciando os aspectos materiais e subjetivos inerentes ao patrimônio urbano. Nesse sentido, situa o centro histórico no ponto de encontro entre duas trajetórias dinâmicas, construídas temporalmente: uma que corresponde à das definições conceituais e políticas que envolvem a preservação do patrimônio urbano e cultural; e outra que corresponde à dinâmica própria da cidade, com expansões e estagnações do território, transformações culturais, econômicas e sociais. Autora: Letícia Nardi – Pesquisadora NAUI Prefácio: Alicia Norma González de Castells Editora Appris |
Patrimônio Cultural e seus campos |
Patrimônio cultural e seus campos proporciona uma imersão nos distintos tópicos que conformam a problemática patrimonial, tanto no Brasil quanto fora dele. Reunindo importantes pesquisadores da área, aprofunda questões como o papel social do patrimônio arqueológico, experiências museológicas, nuanças do patrimônio imaterial, novos desafios da cidade contemporânea sob as políticas patrimoniais, o patrimônio cultural numa perspectiva comparativas latino-americana, entre outras. Uma excelente oportunidade para conferir o que de mais relevante os estudiosos do campo têm debatido na atualidade. |
Patrimônio Cultural e Cidade Contemporânea |
A concepção do livro Patrimônio Cultural e Cidade Contemporânea objetiva a reflexão sobre o campo do patrimônio cultural e da cidade contemporânea, considerando os aspectos materiais e subjetivos desta relação. Sob a perspectiva da interdisciplinaridade, foca categorias chaves das disciplinas Arquitetura e Urbanismo, Antropologia Urbana e Patrimônio Cultural. Para tanto, as organizadoras reuniram 14 artigos com a produção recente de professores e alunos egressos dos Programas de Pós-graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (PGAU-Cidade) e em Antropologia Social (PPGAS) da UFSC, além de convidados que, discutindo a partir de interfaces e bordas distintas, reforçam o intuito de adentrar de maneira diferenciada na problemática da cidade contemporânea, considerando a produção da cidade em seus diversos tempos e espaços de reflexão. O livro dá continuidade à Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade, de iniciativa do PGAU-Cidade desde 2010, que busca através da produção teórica e metodológica aprofundar a compreensão e dar subsídios às intervenções na cidade contemporânea. Portanto, o livro se destina aos pesquisadores e àqueles profissionais que buscam uma reflexão ampla sobre as intervenções na cidade. Organizadoras: Alicia Norma González de Castells Letícia Nardi Apresentação: Alicia Norma González de CastellsArtigos / Autores: Reabilitações urbanas na cidade contemporânea: entre as formas de fazer a cidade e as formas de fazer na cidade Alicia Norma González de CastellsO lugar onde todas as palavras se concretizam. cinco presenças da escrita em pequenos museus etnográficos Vincenzo PadiglioneBeneditinos da história mínima: benjamin, o colecionador e o cronista Jeana Laura da Cunha SantosAs ações de preservação do patrimônio edificado catarinense e seus reflexos na cidade de Joinville (SC) Fátima Regina AlthoffNão só de morte vivem as necrópoles: a participação dos cemitérios nas políticas de preservação patrimonial por meio do estudo de caso do cemitério do imigrante de Joinville (SC) Elisiana Trilha CastroSão Francisco Do Sul (SC): o patrimônio que se estabelece e a paisagem que se constrói Vanessa Maria PereiraUma ilha de paisagens culturais e espaços museográficos Gilberto Sarkis YunesCentro histórico de Garopaba (SC): relações entre patrimônio e identidade Larissa Migliavacca PachecoO patrimônio industrial e a cidade contemporânea Bernardo Brasil Bielschowsky; Margareth C. A. PimentaPanorama do patrimônio industrial edificado de Jaraguá do Sul (SC) Anne Elise Rosa SotoEspaço como representação das políticas patrimoniais no Brasil Rafael de Oliveira RodriguesValores e conflitos na preservação do patrimônio cultural: o olhar técnico e o olhar comum na identificação do patrimônio arquitetônico de agudo (RS) João Paulo SchwerzConstrução de valores e sentidos através dos usos da cidade contemporânea Letícia Nardi Patrimônio em questão: o tangível e o intangível no patrimônio de uma cidade histórica Eduardo Jorge Felix CastellsO livro pode ser adquirido na Livraria Virtual – EDUFSC através do site: http://www.editora.ufsc.br/publicacao/detalhe/id/456 |
Traços e Palavras sobre o Processo Projetual em Arquitetura |
Autor: Eduardo Jorge Félix Castells ‘Traços e Palavras’ é um livro que integra a Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade do PGAU-Cidade, e discorre sobre ‘métodos de projetação’ em arquitetura. Talvez seria mais correto falar em ‘lógicas de projetação’, como o próprio autor diz preferir, por considerá-lo um termo mais abrangente. Há um recorte da temática, privilegiando os momentos iniciais do processo projetual, onde a graficação/representação é apenas o registro material impreciso de um pensar/idealizar. Já nas primeiras linhas se afirma que o propósito que orientou a escrita visava atingir dois objetivos: por um lado, chamar a atenção para certas derivações não desejáveis nem convenientes da universalização no uso dos meios digitais de representação; e pelo outro, dar maior divulgação a alguns modelos de organização da produção projetual, que hoje se evidenciam mais adequados ao nível tecnológico dos equipamentos disponíveis nos escritórios de projeto. Diretamente ligado a tais propósitos está o perfil de quem pode se supor que seja o leitor preferencial: estudantes de arquitetura e jovens arquitetos ainda pouco experientes. Por isto a linguagem: simples e direta, evitando em todo momento o discurso de elaboração mais sofisticada que costuma caracterizar a denominada produção acadêmica científica. O livro se apresenta como um manual de apoio, antes que como tratado sobre uma temática específica. Está estruturado em três partes. A primeira aborda a questão dos ‘métodos e lógicas’ de projeto propriamente ditos, nisso incluindo alguns referenciais históricos. A segunda parte discorre sobre os ’procedimentos e rotinas’ que aplicam mos arquitetos quando se encontram em situação de projeto, isto é, nos momentos do processo em que efetuam atividade projetual em si. A terceira e última parte focaliza nas particularidades das ‘práticas e modalidades’, ou seja, dos ‘modos de fazer’ projetos de arquitetura. Neste último trecho é onde se fazem presente algumas das observações mais agudas do texto, porque estão referidas aos diferentes modelos organizativos das equipes que desenvolvem prática projetual. Corresponde destacar que o autor se manifesta francamente favorável à opção de que o ‘projetar’ seja, estando já entrado o século XXI, uma elaboração de equipe, antes que uma atividade que se realiza individualmente, de maneira isolada. E apresente argumentos sólidos para manifestar essa opção preferencial. O livro pode ser adquirido na Livraria Virtual – EDUFSC através do site: http://www.editora.ufsc.br/publicacao/detalhe/id/455 |
Ecos e Imagens do Patrimônio Imaterial: Inventário Nacional de Referências Culturais do Sertão de Valongo |
Organizadores:Alicia N. G. de Castells, Clayton P. F. de Godoy,Marcos Monteiro Rabelo, Maria José Reis. Sumário:Apresentação Alicia Norma González de Castells e Maria José ReisO Inventário Nacional de Referências Culturais como instrumento de preservação do patrimônio cultural Clayton Peron Franco de Godoy e Marcos Monteiro RabeloPolíticas de patrimônio – entre a exclusão e o direito à cidadania Alicia Norma González de Castells(Re)pensando uma metodologia: a experiência de aplicação do Inventário Nacional de Referências Culturais Ana Cristina Rodrigues Guimarães e Camila Sissa AntunesA cor do lugar: o Sertão do Valongo como patrimônio cultural Alicia Norma González de CastellsMorfologia espacial e tipologia habitacional em Valongo Eduardo Jorge Felix CastellsPatrimônio imaterial e agroecologia: os saberes e as práticas agrícolas em Valongo Maria José reis, Camila Sissa Antunes e Lara BauermannReferências culturais: práticas e representações sobre saúde pública e doença de um grupo afro-descendente Ana Cristina Rodrigues Guimarães e Maria José ReisSertão do Valongo – Geografia de um espaço Quilombola Edilmar da Silva Sarlo e Gerusa Maria DuarteEstética em Sertão do Valongo Cleidi M. Caivano Pedroso de AlburquerqueA linguagem imagética na construção do Patrimônio Cultural de uma comunidade quilombola Ana Cristina Rodrigues Guimarães e Heitor Cardoso |