Cadernos NAUI > Edições Anteriores > Vol. 9, n° 16, jan-jun 2020

Pós-Graduação em Antropologia Social
(PPGAS) do Departamento de Antropologia vinculado
ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Universidade Federal de Santa Catarina
Trindade – Florianópolis/SC CEP 88010-970

Prezados Leitores,

Apresentamos mais um número da revista eletrônica criada e editada pelo Núcleo de Pesquisa Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (NAUI), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Publicação semestral que reúne artigos inéditos, resenhas, traduções, entrevistas, dossiês temáticos e ensaios fotográficos.  Cadernos NAUI nasce do desejo de compartilhar pesquisas e reflexões sobre antropologia urbana, patrimônio cultural e memória, a partir de uma visão integrada do fenômeno social e das relações de diversos atores sociais.

Neste número do volume 9 apresentamos o Dossiê Temático “Um prelúdio aos estudos sobre dinâmicas sociais e patrimônio cultural” organizado por Ana Cristina Rodrigues Guimarães e Rafael de Oliveira Rodrigues. Este dossiê é o resultado dos debates e reflexões apresentados no Grupo de Trabalho Dinâmicas Sociais e Patrimônio Cultural: (Re)configurações, Paisagens e Identidades, coordenado pela dra. Ana Cristina Rodrigues Guimarães e pelo dr. Rafael de Oliveira Rodrigues, no evento Territórios, Cidades e Migrações: diálogos interdisciplinares, que ocorreu na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em setembro de 2019. O evento reuniu pesquisadores da rede Territorialidades, Deslocamentos, Paisagens Urbanas e Populações Tradicionais, vinculados ao Instituto Brasil Plural (IBP/INCT/CNPq), e proporcionou a troca de conhecimentos sobre a temática das cidades e do patrimônio cultural.

O Grupo de Trabalho trouxe para o debate questões relacionadas às dinâmicas das sociedades complexas, que envolvem também o patrimônio cultural, focando nos desdobramentos que essas dinâmicas podem ocasionar na construção de identidades, paisagens, fronteiras e territorialidades. Temas desenvolvidos nos artigos aqui reunidos.

Para finalizar apresentamos o artigo “Porque lá do fundo parecemos todos iguais, não é?”: sociabilidades e apanha de amêijoa na cidade do Barreiro de Sara Marisa da Costa Aranha. Estudo etnográfico desenvolvido nas praias fluviais da cidade do Barreiro, Portugal onde a autora procura compreender “o que é construído em termos de adaptações de vida e convivialidades entre apanhadores com percursos de vida distintos numa situação comum de instabilidade”, mergulhados sob o atual estado da economia global.

Agradecemos aos todos os autores e pareceristas que contribuíram com este número de nossa revista. Esperamos que esta publicação estimule a todos e que possamos receber cada vez mais artigos de maneira a fazermos um Cadernos NAUI cada vez melhor.

Desejamos a todos uma boa leitura!

Os Editores.

Acesse aqui a Edição completa

DOSSIÊ UM PRELÚDIO AOS ESTUDOS SOBRE DINÂMICAS SOCIAIS E
PATRIMÔNIO CULTURAL