Cadernos NAUI > Edições anteriores > Vol. 6, n˚ 11, jul-dez 2017

Pós-Graduação em Antropologia Social
(PPGAS) do Departamento de Antropologia vinculado
ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Universidade Federal de Santa Catarina
Trindade – Florianópolis/SC CEP 88010-970

A presente edição da revista Cadernos Naui contempla nossos leitores com reflexões antropológicas que entrelaçam as cidades de Joinville, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Laguna e Florianópolis, assim como parte do território boliviano, em cinco artigos, um ensaio fotográfico e uma resenha.

Em Olhares acerca do patrimônio cultural a partir do conceito de cenas musicais: uma aproximação possível, Augusto L. Ginjo e Taiza M. R. de Moraes abordam as cenas musicais de Joinville, em Santa Catarina, na década de 1990, tecendo  considerações acerca da noção de patrimônio cultural.

O artigo intitulado Alteridades, representaciones e interacciones en la lucha por la vivienda. Un enfoque etnográfico sobre prácticas políticas de vecinos ocupantes de la ciudad de Buenos Aires, Sérgio Fernández e Monica García analisam o processo de organização política de uma comunidade portenha na luta pelo direito ao uso do espaço urbano. Os autores nos mostram como operam, na capital argentina, categorias associadas à marginalização, à desigualdade e à exclusão.

Em O patrimônio cultural sob a ótica do cotidiano, Alicia Norma González de Castells e Fátima Satsuki de Araujo Iino focam seu texto nos pescadores artesanais, sob a singularidade da pesca com o auxílio dos botos. No artigo, exploram o que se entende por patrimônio cultural, quando o objeto prioritário são as práticas do cotidiano na cidade de Laguna, cidade do litoral catarinense cujo centro histórico é tombado por conta de sua importância arquitetônica. Conforme as autoras, existem outros enfoques que dão sentido à cidade.

No artigo Chafariz do Lagarto (RJ): Patrimônio para quem?, Daniel Levy de Alvarenga reflete sobre alguns aspectos da constituição do patrimônio cultural e a interlocução entre aqueles que definem os bens que devem compor o patrimônio cultural de uma coletividade e aqueles que, em tese, seriam os destinatários desta atribuição de valor, considerando as diferentes percepções possíveis.

Paulo da Costa Pereira Neto – no artigo intitulado História única e ideologia simétrica: disputas pela narrativa histórica hegemônica em um patrimônio boliviano – trata das disputas entre duas correntes histórico-arqueológicas pelo “monopólio” do controle narrativo de um patrimônio das terras baixas bolivianas. O autor usa de material empírico para fazer uma crítica à pretensão de se fazer uma “antropologia simétrica”.

Finalmente, temos o ensaio fotográfico e a resenha. O ensaio de imagens desta edição, a cargo de Moema Parode, Cenas cotidianas, é resultado de pesquisa realizada em Florianópolis em 2017 e descreve padrões de comportamentos heterogêneos em cenas comumente invisíveis no calçadão do centro da cidade, palco de grande circulação de pedestres e vendedores ambulantes. Nossa resenha é levada a efeito por Natalia Pérez Torres, sobre a leitura de uma obra de Andrea Zanella – Arte, ciência e vida: encontros entre pesquisa e práticas curatoriais pelas tramas de uma cidade polissêmica. Como o próprio título sugere, trata-se, aqui, de relacionar estratégias metodológicas de pesquisa e curadoria a partir dos vínculos e dos diálogos entre ciência, arte e vida, numa retrospectiva das visitas da autora a diversos museus e galerias ao longo de sua própria história.

A todos, ótima leitura.

Os Editores.

Olhares acerca do Patrimônio Cultural a partir do conceito de Cenas Musicais: uma aproximação possível
Augusto Luciano Ginjo – UNIVILLE; Taiza Mara Rauen de Moraes – UNIVILLE

Alteridades, representaciones e interacciones en la lucha por la vivienda. El caso de la ex AU3
Sergio Fernández; Monica García

O Patrimônio Cultural sob a ótica do cotidiano
Alicia Norma González de Castells – UFSC; Fátima Satsuki de Araujo Iino

Chafariz do Lagarto (RJ): Patrimônio para quem?
Daniel Levy de Alvarenga – UAL

História única e Ideologia Simétrica: Disputas pela narrativa histórica hegemônica em um Patrimônio Boliviano
Paulo da Costa Pereira Neto

Cenas Cotidianas