Cadernos NAUI > Edições anteriores > Vol. 7, n˚ 13, jul-dez 2018

Pós-Graduação em Antropologia Social
(PPGAS) do Departamento de Antropologia vinculado
ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Universidade Federal de Santa Catarina
Trindade – Florianópolis/SC CEP 88010-970

Dando continuidade à discussão e divulgação de trabalhos transdisciplinares relacionados a dinâmicas urbanas e patrimônio cultural, esta edição da Revista Eletrônica Cadernos NAUI traz um conjunto de artigos que debatem memória, educação patrimonial, preservação, assim como o papel do antropólogo em processos que envolvem o patrimônio cultural. Essas pesquisas se debruçam sobre questões teóricas e estudos de casos, possibilitando-nos refletir mais profundamente sobre as intervenções urbanas e patrimoniais em curso no País. Entre os autores estão profissionais com formações diversas, nacionais e internacionais, que ampliam o debate através de olhares plurais que convergem para as temáticas de nosso núcleo de pesquisa.

Abrindo esta edição, temos o artigo de Juliana Geraldi Yamaguti, que reflete sobre a noção de patrimônio cultural enquanto construção social e categoria educativa para a formação dos cidadãos, através da política pública nacional de Educação Patrimonial idealizada pelo IPHAN. Deste modo, no texto Antropologia, Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial, a autora propõe questionamentos elementares para compreender os diferentes campos, agentes e interesses vinculados ao Patrimônio Cultural Brasileiro, perpassando a noção de cultura para o senso comum e para a Antropologia; a contribuição da Antropologia no campo patrimonial e o papel de uma ação educativa para proteger e preservar o Patrimônio Cultural Material e Imaterial Nacional, entre outros.

Essa discussão reforça as considerações de Francisco Airton Bastos Silva Filho e Rachel Barros, no artigo Patrimônio Cultural Imaterial – o papel do antropólogo no processo de reconhecimento dos saberes e fazeres culturais, sobre cultura, patrimônio e suas categorias, enfatizando a de bem imaterial. Os autores propõem-se a refletir sobre o papel do antropólogo no processo de levantamento de fontes do patrimônio imaterial de Alagoas, elaborado por um grupo formado de pesquisadores  da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, a partir do que as políticas públicas do patrimônio vigentes entendem como patrimônio imaterial. Com foco em questões como a relação entre turismo, patrimônio e sociedade, esse grupo de alunos bolsistas e corpo técnico buscou recensear fontes disponíveis sobre os saberes e os fazeres alagoanos, revelando a amplitude cultural da terra dos marechais.

Os demais artigos focam em estudos de casos envolvendo patrimônios culturais. São exploradas a importância da memória, a ressonância e as relações sócio-espaciais em pontos culturais. O texto de Erick M. Maciel, Fernanda Rodrigues, Humberto Varum e Aníbal Costa, através de pesquisa bibliográfica e documental, colocou em evidência a Estação Férrea de São Borja, no estado do Rio Grande do Sul. Esta edificação traz consigo grande legado histórico-cultural, além de ser representativa para o crescimento econômico e memória cultural da cidade. No estudo Estação Férrea de São Borja: a importância da preservação para a memória da cidade, foi possível demonstrar que a reabilitação da estação trouxe novos usos e certo nível de conscientização para a preservação do patrimônio ferroviário na cidade e a memória urbana.

Ainda no âmbito de patrimônio, memória e educação patrimonial, Ana Cecília da Silva realizou um estudo do Memorial Teotônio Vilela, em Maceió. O artigo Memória, Patrimônio e Ressonância: um estudo do Memorial Teotônio Vilela, em Maceió, objetivou reflexões que ajudam a explicar os motivos para a falta de identificação da comunidade com essa intervenção proposta pelo Estado. A autora concluiu que dentre outras questões, observa-se a falta de articulação com o poder público e a deficiência de uma educação patrimonial efetiva.

Já Wendell Marcel Alves da Costa analisou a construção das relações sócio-espaciais das pessoas com as arquiteturas urbanas da cidade por meio das imagens urbanas na perspectiva do simbólico. O artigo intitulado Pontos de Memórias: Análise imagética das relações sócio-espaciais em Barreiras/BA discute temas como memórias, afetos, lugar, relações simbólicas, geografias-afetivas, tempo-espaço e narrativas da duração. A partir de registros visuais, do diálogo com teorias da imagem fotográfica e da poética do espaço, da análise e do entrecruzamento com os dados colhidos no campo, foi possível analisar um significante – permanência/fluxo – acerca dos pontos de memórias e das relações sócio-espaciais dos moradores com os lugares da cidade.

Desejamos ótima leitura e que os estudos apresentados nesta edição ampliem o campo de pesquisa, a visão sobre o patrimônio cultural e a discussão sobre as intervenções realizadas e as teorias que embasam as ações de valorização e proteção patrimonial.

Os editores.

Antropologia, Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial
Juliana Geraldi Yamaguti – UNESP

Patrimônio Cultural Imaterial – O papel do antropólogo no processo de reconhecimento dos saberes de fazeres culturais