Cadernos NAUI > Edições Anteriores > Vol. 8, n° 15, jul-jdez 2019
ISSN 2358-2448
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Apresentação
Este número da revista Cadernos Naui apresenta cinco artigos que dialogam tanto na esteira da paisagem urbana e espaços públicos, como no das políticas públicas e do patrimônio cultural.
Carla Wille Kielwagen em seu ensaio intitulado “Transformações na paisagem de Porto Alegre: A relocação do camelódromo na Praça XV”, problematiza as consequências dessa intervenção urbana em relação tanto aos usuários da região: comerciantes, compradores e transeuntes da cidade, como às transformações da paisagem, que conforme autora acarretaram perda significativas de qualidade ambiental para o entorno local.
Bianca Siqueira Martins Domingos, Mayara de Oliveira Alves e Maria Cecília Mota Marques em “Analise bibliométrica acerca da produção brasileira sobre gentrificação entre os anos de 2006 a 2018″, propõem-se descrever e analisar as principais características do perfil da produção científica brasileira nesse período acerca do conceito de gentrificação a partir de um levantamento bibliométrico; delimitar um panorama da temática no intuito de contribuir com as políticas públicas. Sustentando, por sua vez, que as teias que entrelaçam o Estado, a Sociedade e a Universidade perpassam por nossas pesquisas e estudos, que produzem informações e conhecimentos confiáveis para uso de/para todos.
Leandro Eustáquio Gomes em seu artigo intitulado: “Construção Holística do Patrimônio Cultural” destaca a intensificação dos estudos sobre o patrimônio e a recorrência por afirmar a autenticidade das manifestações culturais que representariam a identidade e cultura de localidades, regiões, nações, ou mesmo como elementos expressivos da humanidade; até a defesa do movimento frente aos impactos da onda da globalização, que poderia gerar relativa homogeneização da cultura. E assim que o autor a partir do pressuposto de que o patrimônio é um elemento complexo de ser explanado, pois possui amplas nuances seja em termos teóricos, técnicos e práticos propõe-se a compreender parte dessa concepção de patrimônio contrapondo visões sobre o patrimônio, desde suas bases às edificações utilizadas na contemporaneidade.
“Da museologia social ao inventário participativo: patrimônio, território e desenvolvimento” de Isadora dos Santos Paiva e Fátima Alves aborda a Museologia Social no intuito de compreender dizem as autoras, seu lugar nas sociedades atuais como determinar seu papel no campo da Museologia. Valendo-se metodologicamente dos processos museológicos e das formas de pensar a museologia de forma integrada aos territórios, culturas locais e identidades, bem como pela pesquisa de novos caminhos da educação museal e patrimonial, Santos Paiva e Alves, propõem um modelo de Inventário Participativo, harmonizado à ideia de comunidades, espaços e memórias.
Por fim, o trabalho de Paula Zanardi intitulado “Embates entre a preservação ambiental e o patrimônio Cultural: Os cortadores de pedra na Chapada Diamantina”, discute conceitos relativos à temática do patrimônio cultural em interface com as questões ambientais. Trata-se de pesquisa etnográfica realizada entre cortadores de pedra que atuam na região da Chapada Diamantina. Autora apresenta essa atividade e seu valor cultural e patrimonial, e realiza uma avaliação das políticas de salvaguarda voltadas para esse tipo de bem cultural, demonstrando a importância da articulação entre as pesquisas acadêmicas e as políticas públicas.
Os editores
Transformações na paisagem de Porto Alegre: a relocação do Camelódromo da Praça XV
Carla Wille Kielwagen – UNIVILLE
Análise bibliométrica acerca da produção científica brasileira sobre gentrificação entre os anos de 2006 a 2018
Bianca Siqueira Martins Domingos; Mayara de Oliveira Alves; Maria Cecília Mota Marques – UNIFATEA
Construção Holística do Patrimônio Cultural: histórias, conceitos, e definições
Leandro Eustáquio Gomes
Da museologia ao inventário participativo: patrimônio, território, e desenvolvimento
Isadora dos Santos Paiva – UFPI; Fátima Alves – UC
Embates entre a preservação ambiental e o patrimônio cultural: os cortadores de pedra da Chapada Diamantina
Paula Pflüger Zanardi