Cadernos NAUI > Edições Anteriores > Vol. 1, n° 1, mar-ago 2012
ISSN 2358-2448
SOBRE A REVISTA | EDIÇÃO ATUAL | EDIÇÕES ANTERIORES | DIRETRIZES PARA AUTORES | CORPO EDITORIAL | CONTATO |
EDIÇÃO ESPECIAL DE LANÇAMENTO
Editora Chefe Alicia Norma González de Castells Comissão Editorial Beatrice Corrrea de oliveira Gonçalves Dagoberto José Bordin Jeana Laura da Cunha Santos Mariela Felisbino da Silveira Micheline Ramos de Oliveira Simone Lira da SilvaRevisão de Texto Alicia Norma González de Castells Beatrice Corrrea de oliveira Gonçalves Dagoberto José Bordin Jeana Laura da Cunha Santos Mariela Felisbino da Silveira Micheline Ramos de Oliveira Simone Lira da SilvaDiagramação e formatação Simone Lira SilvaCapa Simone Lira Silva Foto de Capa Ficha Técnica Contato: cadernosnaui@gmail.com |
Apresentação
Cadernos NAUI nasce do desejo de compartilhar pesquisas e reflexões sobre antropologia urbana, patrimônio cultural e memória, a partir de uma visão integrada do fenômeno social e das relações de diversos atores sociais. Trata-se de uma revista eletrônica criada e editada pelo Núcleo de pesquisa Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (NAUI), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Criado em 2004 sob a coordenação da Profa. Dra. Alicia Norma González de Castells, o Núcleo tem como proposta reunir pesquisadores, professores e alunos de diversas áreas do saber ao redor de dois eixos temáticos amplos: dinâmicas urbanas e patrimônio cultural.
Este primeiro número reúne uma entrevista, artigos de pesquisadores e resenhas de integrantes do NAUI. Contamos com uma entrevista sobre museus de guerra, ecomuseus e a museologia no Brasil realizada com Dr. Agustí Andreu i Tomàs, professor do Departament d’Antropologia, Filosofia i Treball Social de la Facultat de Lletres-Universitat Rovira i Virgili (Tarragona-España)
Resultados etnográficos são apresentados nos artigos: “O que está dentro está fora: prisão e arte” de Cleidi Albuquerque, “A festa como um Bem de Referência do Patrimônio Cultural Imaterial: O caso da folia do Zé Pereira no Ribeirão da Ilha” de Mariela Felisbino da Silveira e “Sobre a recepção da InfoTV entre passageiros do transporte público em Florianópolis” de Dagoberto Bordin. Por sua vez, Micheline Ramos de Oliveira e Ana Cristina Rodrigues Guimarães problematizam a experiência do antropólogo em campo e a escrita etnográfica em seus respectivos artigos: “Bastidores de Etnografias de Violências na Cidade Contemporânea” e “A dádiva acadêmica: dar, receber e retribuir no campo das ciências – em busca da epistémê”. Por último, trazemos a resenha de Simone Lira da Silva e de Dagoberto José Bordin dos livros “De L’ethnographie à l’anthropologie réflexive nouveaux terrains, nouvelles pratiques, nouveaux enjeux” organizado por Christian Ghasarian e “Anthropology and autobiography” de Judith Okely e Helen Callaway. Estes livros são uma grande contribuição para o atual debate sobre o fazer antropológico.
Ciente das dificuldades de produzir novos periódicos de qualidade, o Naui tem a expectativa de que, muito em breve, este tímido primeiro número torne-se um importante meio de fomento de discussão com os profissionais de diversas instituições de pesquisa e ensino com as quais o núcleo se articula. Além de reforçar estas articulações, a comissão editorial tem direcionado seus esforços para que o periódico possa auxiliar na formação de novas parcerias. Assim, esperamos a contribuição de todos os estudiosos do mundo urbano e de museologia e patrimônio em nossos próximos números.
Os editores
Entrevista
Entrevista com Prof. Dr. Agustí Andreu i Tomàs
Autores: Dagoberto Bordin (UFSC), Alicia Norma González de Castells (UFSC) e Simone Lira da Silva (UFSC)
Artigos
O que está dentro está fora prisão e arte
Autora: Cleidi Albuquerque (UDESC)
A festa como um Bem de Referência do Patrimônio Cultural Imaterial O caso da folia do Zé Pereira no Ribeirão da Ilha
Autora: Mariela Felisbino da Silveira (UFSC)
Sobre a recepção da InfoTV entre passageiros do transporte público em Florianópolis
Autor: Dagoberto Bordin (UFSC)
Bastidores de Etnografias de Violências na Cidade Contemporânea
Autora: Micheline Ramos de Oliveira (UFSC)
A dádiva acadêmica dar, receber e retribuir no campo das ciências – em busca da epistémê
Autora: Ana Cristina Rodrigues Guimarães (UBA/UFSC)
Resenhas
Os caminhos e descaminhos da antropologia reflexiva
Resenha de:
GHASARIAN, Christian (org). De L’ethnographie à l’anthropologie réflexive nouveaux terrains, nouvelles pratiques, nouveaux enjeux. Paris: Armand Colin, 2002, 249 p.
Autora: Simone Lira da Silva (UFSC)
Viagem ao interior da antropologia reflexiva
Resenha de:
OKELY, Judith e CALLAWAY, Helen (eds.). Anthropology and autobiography. London and New: Routledge, 1992.
Autor: Dagoberto José Bordin (UFSC)