Cadernos NAUI > Edições Anteriores > Vol. 12, n° 22, jan-jun 2023

Fernanda Luiza Godinho
Moema Cristina Parode
Nina Acacio
Eduardo Pereira Mothci (capa)

Imagem de Capa

Comissão de divulgação
Artur Hugo da Rosa
Mariela Felisbino da Silveira
Nina Acacio
Patrícia Martins

Prezados Leitores,

Apresentamos mais um número da revista eletrônica criada e editada pelo Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (NAUI), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicação semestral que reúne artigos inéditos, resenhas, traduções, entrevistas, dossiês temáticos e ensaios fotográficos. Cadernos NAUI nasce do desejo de compartilhar pesquisas e reflexões sobre antropologia urbana, patrimônio cultural e memória, a partir de uma visão integrada do fenômeno social e das relações de diversos atores sociais.

Neste número, apresentamos o dossiê temático “Paisagem: entre teoria e boas práticas na América Latina”, organizado por João Paulo Schwerz e Vladimir Fernando Stello. Propõe como tema central a paisagem, especialmente nas diferentes manifestações de sua dimensão patrimonial, e busca – como o próprio conceito incita – uma interação complexa entre diferentes áreas do conhecimento, transitando especialmente pela arquitetura e a antropologia. Ao mesmo tempo, foi objetivo deste compilado expandir as fronteiras do meio acadêmico, sem prejuízo ao rigor científico, abrindo espaço para experiências práticas que demonstram, confrontam ou aprofundam nosso entendimento sobre o tema. Também expandiu as fronteiras geográficas com a contribuição de autores de outros países sul-americanos.

Dando continuidade ao dossiê temático, publicamos três textos avulsos. O artigo intitulado “Paralelos entre São Miguel das Missões e Magepe-Mirim. Estudo comparativo para aproximação de um sítio arqueológico”. Nele, demonstra-se como a escolha de uma abordagem comparativa foi decisiva para adentrar em aspectos conceituais do objeto da intervenção do casarão de Magepe-Mirim/RJ, um bem considerado em estágio intermediário do seu arruinamento. E de como o estudo de São Miguel das Missões/RS permitiu ter novos olhares para o partido de uma restauração em Magé, do casarão de Magepe-Mirim. O artigo “Gestão territorial e a boutiquização do patrimônio no Programa Revive no Centro Histórico de Salvador” questiona os objetivos e impactos do Programa Revive (modelo trazido de Portugal e implementado pelo governo do Estado da Bahia), argumentando que o Centro Histórico de Salvador é projetado como lugar estratégico de investimentos privados, potencializando o aproveitamento do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural desde uma perspectiva turística. Em termos patrimoniais, o programa representaria uma iniciativa de intervenção do Centro Histórico de Salvador na modalidade de concessões do patrimônio público. Por fim, “Ativismos em Florianópolis-SC. Cenas de mobilização e resistência entre 2002 e 2022”, artigo que documenta e analisa mobilizações emblemáticas ocorridas na Capital do Estado de Santa Catarina entre 2002 e 2022: a Revolta da Catraca, as ocupações de escolas e universidades, a instalação dos Comitês Populares de Luta. Mobilizações concebidas como de resistência que teriam tido um papel protagonista nas eleições de 2022.

Agradecemos aos organizadores do dossiê e a todos os autores e pareceristas que contribuíram com nossa revista. Esperamos que esta publicação estimule a todos para a produção de novos materiais que possam tornar o Cadernos NAUI cada vez mais uma referência na bibliografia sobre patrimônio cultural e dinâmicas urbanas.

Desejamos boa leitura a todos!

Os editores.

Dossiê Paisagem: entre teoria e boas práticas na América Latina

Acesse aqui a edição completa

Artigos