Cadernos NAUI > Edições Anteriores > Vol. 2, nº 3, jul-dez 2013
ISSN 2358-2448
SOBRE A REVISTA | EDIÇÃO ATUAL | EDIÇÕES ANTERIORES | DIRETRIZES PARA AUTORES | CORPO EDITORIAL | CONTATO |
Editora Chefe Alicia Norma González de CastellsComissão Editorial Beatrice Corrrea de oliveira Gonçalves Claudia Petrelini Dagoberto José Bordin Jeana Laura da Cunha Santos Mariela Felisbino da Silveira Micheline Ramos de Oliveira Simone Lira da SilvaRevisão de Texto Dagoberto José Bordin Jeana Laura da Cunha Santos Diagramação e formatação Capa Ficha Técnica Contato: cadernosnaui@gmail.com |
Apresentação
O presente número da revista Cadernos NAUI traz para o leitor, quatro artigos, que em seu conjunto, discutem amplas problemáticas urbanas com base na análise de contextos brasileiros e Argentinos.
Juan Manuel Engelman brinda-nos, na abertura dessa edição do Cadernos NAUI, com um artigo sobre as formas pelas quais os nucleamentos indígenas assentados ao sul do conurbano Bonaerense desempenham estratégias que permitem sua reprodução econômica. Com base na tríade economia, política e etnicidade, descreve reflexiva e analiticamente o fortalecimento e visibilidade étnica num plano local, por meio de maior organização de comunidades indígenas urbanas.
Discutindo sobre um fenômeno que vem afetando drasticamente muitas cidades brasileiras, o processo de enobrecimento de regiões citadinas, Suzana Castanheiro Uliano, exercitando um estudo de caso no bairro Kobrasol, situado na região da grande Florianópolis, município de São José/SC, reflete sobre o urbano. A autora destaca o enobrecimento como desencadeador de modificações nas dinâmicas de uso de espaços públicos concomitantemente pensando a cidade como território de disputa e poder.
Por meio de uma etnografia visual inusitada, Maria Helena Lenzi, no segundo artigo apresentado pela revista, desenvolve um cibercampo objetivando reconhecer a configuração de um circuito representativo de um tipo específico do espaço da cidade de Florianópolis: as imagens da cidade na contemporaneidade.
Já Alberto Luiz de Andrade Neto, imerso no debate contemporâneo sobre os museus como constituidores de discurso, faz uma instigante reflexão de tais espaços como legítimos produtores de identidade, tomando como base a construção de uma imagem singular de Getúlio Vargas.
Por último, o leitor é convidado a conhecer o ilustre livro de Beatriz Sarlo, La ciudad vista – mercancias e cultura urbana, publicado em 2009, ainda não traduzido no Brasil, por meio de uma resenha escrita por Rafael de Oliveira Rodrigues. Aqui a relação entre consumo e cultura urbana na cidade de Buenos Aires é revelada paulatinamente ao engendramento de discussões sobre as transformações sociais que subjazem esse processo, focalizando além das lógicas de poder implícitas e explícitas na gestão dos espaços públicos das cidades, questões relacionadas ao método etnográfico em contextos urbanos.
Enfim, esperamos que apreciem a leitura de mais esse número do Cadernos NAUI!
Abraços cordiais,
Ilha de Florianópolis,
As editoras e o editor.
Artigos
En busca del Recurso: abordaje económico de nucleamientos indígenas al sur del conurbano bonaerense
Juan Manuel Engelman (UBA / CONICET)
Um passeio pelo bairro: análise de transformações e usos do espaço público no bairro Kobrasol (São José – SC)
Suzana Castanheiro Uliano (PPGAS/UFSC)
O circuito das imagens da cidade de Florianópolis: uma etnografia virtual
Maria Helena Lenzi (USP/São Paulo)
Legitimações através de espaços culturais: O caso de Getúlio Vargas
Alberto Luiz de Andrade Neto (UFSC)
Resenha
SARLO, Beatirz. La ciudad vista – mercancias e cultura urbana. 1ª ed. Buenos Aires: Sieglo Veitiuno Ed, 2009. 230 p
Rafael de Oliveira Rodrigues