Diretrizes para apresentação dos textos

ISSN 2358-2448

SOBRE A REVISTA EDIÇÃO ATUAL   EDIÇÕES ANTERIORES   DIRETRIZES PARA AUTORES   CORPO EDITORIAL   CONTATO  

IV. DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS

DOWNLOAD MODELO FORMATAÇÃO ARTIGOS

1. Os textos devem ser redigidos em português ou espanhol, em programa Word for Windows e encaminhados para o e-mail: cadernosnaui@gmail.com

2. Critérios para artigos:

a) A estrutura do artigo deve constar em: título, resumo, três palavras-chave, Abstract, Keywords, corpo do texto e referências bibliográficas
Fonte e espaçamento: Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento entre linhas 1,5. Referências e notas com espaçamento simples. Notas devem constar com tamanho 10. Alinhamento: justificado.
b) Resumo e Abstract com aproximadamente  500 caracteres cada, incluídos espaços;
c) A versão definitiva dos artigos não deve exceder 50 000 caracteres com espaços (incluindo notas e referências bibliográficas) e deve ter, no mínimo, aproximadamente 10 000 caracteres com espaços.
d) Poderão ser incluídos nos artigos apresentados à Revista eletrônica Cadernos NAUI quadros, figuras, fotografias ou desenhos que esclareçam os argumentos expostos, desde que em número reduzido (no máximo 5) e fornecidos com qualidade (resolução de 300 dpi e um mínimo de11 cm de largura). As imagens devem ser enviadas no mesmo documento do texto e também separadamente, com extensão JPEG ou TIF. Todas as imagens devem vir acompanhadas por indicação clara da fonte e dos respectivos direitos autorais;
e) Substituir identificação na primeira página pela palavra “autor(a)”, assim como dados da autoria em nota de rodapé, conforme consta no modelo de formatação acima. Dados de autoras e autores devem ser enviados em documento separado. Na apresentação dos(as) autores(as), devem constar os endereços de e-mail. Serão aceitos, no máximo, quatro autores por artigo.
f) Os autores tem a responsabilidade de indicar os financiamentos relacionados ao trabalho a ser publicado.

3. Citações no corpo do texto deverão obedecer aos seguintes critérios:

a) Citações textuais de até três linhas devem vir incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número da página entre parênteses.

Exemplos:
… esses são “anos de euforia do planejamento educacional” (Coll, 2007, p.169), quando se destaca o papel…

Segundo Coll (2007, p.169), esses são “anos de euforia do planejamento educacional”, quando se destaca o papel…

b) Citações textuais com mais de três linhas devem aparecer em parágrafo isolado, utilizando-se recuo na margem esquerda de4 cm, em corpo 10, sem aspas e seguida da referência (AUTOR, 1999, p.23);
c) Caso não haja citação, mas apenas referência ao autor, seu sobrenome deve ser indicado e, entre parênteses, o ano da publicação.

Exemplo:
Cunha (2003) analisa o pensamento de John Dewey como sendo fator de equilíbrio entre essas tendências potencialmente opostas.

4. Critérios para resenhas:

a) As resenhas devem referenciar obras publicadas preferencialmente nos vinte e quatro meses anteriores. Cabe ao Conselho Editorial, a título excepcional, decidir sobre a publicação de resenha de livros mais antigos, caso estes sejam de interesse da revista e não tenham edição em português. Os textos devem ser curtos (máximo de 4000 caracteres) e conter:
b) Folha de rosto com nome completo do(s) autor(es) seguido de filiação institucional (SIGLA da Instituição/Estado ou País) e nota biográfica (máximo de 500 caracteres);
c) Título da resenha em negrito e centralizado;
d) Indicação bibliográfica completa da obra resenhada;
e) Menção do conteúdo da obra com indicação dos tópicos fundamentais do índice, apreciação valorativa, sintetizando as razões da chamada de atenção para a obra em questão.

5. Critérios para entrevistas

a) Folha de rosto com nome completo do(s) autor(es) seguido de filiação institucional (SIGLA da Instituição/Estado ou País) e nota biográfica (máximo de 500 caracteres). Entre os autores deve contar o nome do entrevistado e dos entrevistadores;
b) Título da entrevista centralizado e em negrito;
c) Resumo e Abstract com máximo de 500 caracteres cada, incluídos espaços;
d) A versão definitiva das entrevistas não deve exceder 15 000 caracteres com espaços;

6. Referências Bibliográficas.

Apenas as obras citadas ao longo do texto devem figurar nas Referências Bibliográficas, reunidas sob esse título ao final do artigo e em página nova. Elas devem obedecer à norma técnica NBR6023 de 30/08/2002 da ABNT.