Cadernos NAUI > Edições Anteriores > Vol. 10, n° 19, jul-dez 2021
ISSN 2358-2448
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Editorial
Prezados Leitores,
Apresentamos mais um número da revista eletrônica criada e editada pelo Núcleo de Pesquisa Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (NAUI), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicação semestral que reúne artigos inéditos, resenhas, traduções, entrevistas, dossiês temáticos e ensaios fotográficos. Cadernos NAUI nasce do desejo de compartilhar pesquisas e reflexões sobre antropologia urbana, patrimônio cultural e memória, a partir de uma visão integrada do fenômeno social e das relações de diversos atores sociais.
Neste número, apresentamos o dossiê temático “Indígena? Presente! Processos (Inter)culturais de apropriação territorial e (trans)formação identitária indígena em diferentes contextos temporais e espaciais”, organizado por Nauíra Zanardo Zanin, Fabricio José Nazzari Vicroski e Ivone Maria Mendes Silva. Sob a temática dos estudos culturais e espaciais, o dossiê dá visibilidade e propõe reflexões às questões relacionadas às formas de apropriação espacial indígenas como estratégias de (re)existência e enfrentamento à dominação e violências vivenciadas desde a invasão de seus territórios, debatendo sobre suas identidades, realidades e lutas, de modo a concretizar a descolonização do saber para que as contribuições indígenas à nossa sociedade não continuem sendo negadas. Para finalizar, também apresentamos um artigo livre.
Agradecemos aos organizadores do dossiê e a todos os autores e pareceristas que contribuíram com nossa revista. Esperamos que esta publicação estimule a todos para a produção de novos materiais que possam fazer o Cadernos NAUI cada vez mais uma referência na bibliografia sobre patrimônio cultural e dinâmicas urbanas.
Desejamos boa leitura a todos!
Os editores.
Dossiê Indígena? Presente! Processos (Inter)culturais de apropriação territorial e
(trans)formação identitária indígena em diferentes contextos temporais e espaciais
Acesse aqui a edição completa
Artigos
Nhembo’ e tekoa py – Educação Guarani e sua relação com o território: registros fotográficos, percepções e leituras poéticas
Nauíra Zanardo Zanin
Perceptivismo ontocosmoecológico Mbyá-Guarani: caminhadas, paisagens e sensações coletivizadas
José Otávio Catafesto de Souza e Leonardo de O. Guaragni
Retomadas do Território Ancestral, Reterritorialização e Cosmopolítica Indígena Mbyá-Guarani
João Maurício Farias; João Mitia Antunha e Orivaldo Nunes Jr.
Subsídios para Protocolos de Consulta aos Espíritos conforme Convenção 169/OIT
Orivaldo Nunes Junior
O regulamento político que demarcou os espaços sociais entre “indígenas” e o “europeus” em Moçambique no período colonial
Denisse Kátia Soares Omar
Entre capuchinhos, colonos e coronéis: os Kaingang e a demarcação do Toldo do Fachinal – Norte do Rio Grande do Sul (1910-1918)
Alex Antônio Vanin
Mobilização e protagonismo indígena na ditadura militar: ações das etnias do Mato Grosso do Sul
Éder da Silva Novak; Rafael Pelegrini Serafim
Trajetórias que compõem a aldeia: a composição dos grupos domésticos Guarani Ñandéva em retomada no Posto Velho (Abatiá-Paraná)
Patricia Carola Facina
Corpo território: O conhecimento ancestral resistindo ao tempo, a história e a memória da mulher Kaingang
Adriana Aparecida Belino Padilha de Biazi e Jandaíra Belino Padilha
Coexistências em diálogo: ciência e pedagogia Kaingang produzindo a diferença epistêmica
Elisabete Cristina Hammes
Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena
Gérson Wasen Fraga
Sobre o “indígena exótico” em séries iniciais do ensino fundamental: algumas reflexões à luz das Teorias Decoloniais
Ana Carla Barros Sobreira
Educação patrimonial na arqueologia consultiva: Análise documental sobre ações realizadas no oeste de Santa Catarina (2015-2020)
Valdirene Chitolina
Oficinas de produção de artesanato na Terra Indígena Toldo Chimbangue, Chapecó-SC
Jaisson Teixeira Lino; Elisana Reis da Silva e Felipe Luiz Montemezzo
Arte e grafismo no artesanato kaingang: processos de resistência e aliança da comunidade Goj Tahn no enfrentamento à pandemia de Covid-19
Letícia Cao Ponso; Thaísa Freitas Corrêa e Paulo Ferreira
Uma aproximação antropológica ingoldiana na elaboração do Plano Diretor Socioespacial da Rocinha – RJ (2005 a 2007)
Pablo Regis Andrade
Esta edição está indexada em:
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