Cadernos NAUI > Edições Anteriores > Vol. 10, n° 19, jul-dez 2021

Rafael de Oliveira Rodrigues
Simone Lira

Diagramação e formatação
Artur Hugo da Rosa e Fabricio Nazzari Vicroski (capa)
Fernanda Luiza Godinho
Moema Cristina Parode
Newan Acacio Oliveira de Souza

Imagem de Capa
Painel com gravuras rupestres no Sítio Arqueológico
 Morro do Avencal I em Urubici/SC,
de Walmor Domingos Zanin,
gentilmente cedido para esta
edição

Prezados Leitores,

Apresentamos mais um número da revista eletrônica criada e editada pelo Núcleo de Pesquisa Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (NAUI), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicação semestral que reúne artigos inéditos, resenhas, traduções, entrevistas, dossiês temáticos e ensaios fotográficos.  Cadernos NAUI nasce do desejo de compartilhar pesquisas e reflexões sobre antropologia urbana, patrimônio cultural e memória, a partir de uma visão integrada do fenômeno social e das relações de diversos atores sociais.

Neste número, apresentamos o dossiê temático “Indígena? Presente! Processos (Inter)culturais de apropriação territorial e (trans)formação identitária indígena em diferentes contextos temporais e espaciais”, organizado por Nauíra Zanardo Zanin, Fabricio José Nazzari Vicroski e Ivone Maria Mendes Silva. Sob a temática dos estudos culturais e espaciais, o dossiê dá visibilidade e propõe reflexões às questões relacionadas às formas de apropriação espacial indígenas como estratégias de (re)existência e enfrentamento à dominação e violências vivenciadas desde a invasão de seus territórios, debatendo sobre suas identidades, realidades e lutas, de modo a concretizar a descolonização do saber para que as contribuições indígenas à nossa sociedade não continuem sendo negadas. Para finalizar, também apresentamos um artigo livre.

Agradecemos aos organizadores do dossiê e a todos os autores e pareceristas que contribuíram com nossa revista. Esperamos que esta publicação estimule a todos para a produção de novos materiais que possam fazer o Cadernos NAUI cada vez mais uma referência na bibliografia sobre patrimônio cultural e dinâmicas urbanas.

Desejamos boa leitura a todos!

Os editores.

Dossiê  Indígena? Presente! Processos (Inter)culturais de apropriação territorial e

Acesse aqui a edição completa

Sumário

Artigos

Nhembo’ e tekoa py – Educação Guarani e sua relação com o território: registros fotográficos, percepções e leituras poéticas
Nauíra Zanardo Zanin

Perceptivismo ontocosmoecológico Mbyá-Guarani: caminhadas, paisagens e sensações coletivizadas
José Otávio Catafesto de Souza e Leonardo de O. Guaragni

Retomadas do Território Ancestral, Reterritorialização e Cosmopolítica Indígena Mbyá-Guarani
 João Maurício Farias; João Mitia Antunha e Orivaldo Nunes Jr.

Subsídios para Protocolos de Consulta aos Espíritos conforme Convenção 169/OIT
Orivaldo Nunes Junior

O regulamento político que demarcou os espaços sociais entre “indígenas” e o “europeus” em Moçambique no período colonial
Denisse Kátia Soares Omar