Cadernos NAUI > Edições Anteriores > Vol. 5, n° 8, jan-jun 2016

de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (NAUI) do Programa
de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Departamento
de Antropologia vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências
Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Universidade Federal de Santa Catarina – Trindade – Florianópolis/SC

Cadernos NAUI têm como proposta reunir pesquisadores, professores e alunos de diversas áreas do saber ao redor de dois eixos temáticos amplos: dinâmicas urbanas e patrimônio cultural. Neste novo número reforça essa premissa reunindo artigos, entrevista, resenha e uma exposição de aquarelas que juntos referenciam ao patrimônio cultural nas suas várias manifestações.

São três os artigos contemplados sob a ótica do campo patrimonial pertencentes a arquitetos-pesquisadores: o de Nauíra Zanardo Zanin com seu trabalho intitulado “Dinâmicas culturais indígenas e suas relações com lugares de identificação”, o de Rodrigo Vargas Souza, “Deriva, psicogeografia e fenomenologia” e o de Murilo Trevizol, “Patrimônio Cultural e o Plano Diretor em municípios de pequeno porte”.

A entrevista foi realizada pelos integrantes do NAUI Dagoberto José Bordin e Caetano de Freitas Medeiros. Aborda a trajetória profissional e acadêmica da arquiteta Cíntia Costa Chamas, servidora pública federal integrante do quadro da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A resenha realizada por Patrícia Martins, antropóloga, doutoranda e pesquisadora do NAUI, analisa o livro “Educar, documentar e valorizar para preservar: pesca artesanal com auxílio de botos em Laguna” (2016) de Alicia N. G. de Castells e Fátima e Satsuki de Araújo Iino.

Finalmente, a exposição de aquarelas de autoria da artista plástica e antropóloga Cleidi Albuquerque dedicadas aos orixás da cultura africana revelando seu valor patrimonial.

Os editores.

Dinâmicas culturais indígenas e suas relações com lugares de identificação
Nauíra Zanardo Zanin – UFSC

Abandono, Revitalização e Gentriicação no IV Distrito de Porto Alegre: Uma abordagem psicogeográfica e fenômeno (lógica)