Práticas etnográficas e campos de trabalho antropológico

23/03/2024 14:33

O NAUI irá tranmitir o evento “Práticas etnográficas e campos de trabalho antropológico”, nos dia 4 e 5 de abril de 2024. O evento tem o objetivo de proporcionar aos estudantes de antropologia o contato com diferentes metodologias de pesquisa e formas de atuação profissional nos países da América Latina e reunirá vários pesquisadores e egressos do NAUI. A discussão temática se dará em torno das técnicas de coleta de dados, inserção do pesquisador em campo, parcerias com governos e instituições públicas para o desenvolvimento de pesquisa e colaboração na elaboração de políticas públicas, produção de inventários e laudos antropológicos. A ação visa trazer pesquisadores latino-americanos que têm desenvolvido pesquisa etnográfica sobre os trabalhadores informais da coleta de resíduos, sobre políticas de gestão de resíduos sólidos, sobre patrimônio histórico-cultural na América Latina e sobre a produção de laudos antropológicos.

Será oferecido certificado como ouvinte, desde que o participante tenha realizado sua inscrição prévia no site SigEventos UNILA e assinado a lista de presença com o moitor de sala.

Maiores informações sobre Inscrição e programação podem ser obtidas no site: https://sig.unila.edu.br/eventos/public/evento/85870620/pagina/inscricao

04 de abril de 2024 – 9h -12h
Mesa I – Experiências de produção de laudos e consultoria para setores públicos e organismos internacionais.
(Presencial sala C306 com transmissão ao vivo projetada no Mini Auditório, CFH – UFSC)

El científico, el político o el defensor de derechos humanos: Experiencias de peritajes sobre tres casos indígenas
Rodrigo Juan Villagra Carron (UNILA, Foz do Iguaçu, PR)

Direitos Indígenas, políticas públicas e os desafios da perícia antropológica?
Senilde Alcântara Guanaes (UNILA, Foz do Iguaçu, PR)

Antropologia: atividade acadêmica e a garantia de direitos no trabalho em consultoria
Waldemir Rosa (UNILA, foz do Iguaçu, PR)

04 de abril de 2024 – 13h30min-15h30min
Mesa II – Atuações Profissionais de Antropólogos – Desempeños Profesionales de los antropólogos  (Virtual com transmissão ao vivo projetada na sala C306, JU-Unila e Mini Auditório, CFH – UFSC)

Coordenador: Pablo Schamber  (Conicet-UNQ/Universidad Nacional Arturo Jauretche, Buenos Aires, Argentina)

Pesquisa para gestão pública, aprendizagem e desafios.
Francisco Suárez (Ministerio de Ambiente Pcia de Buenos Aires/Universidad Nacional de General Sarmiento – Buenos Aires, Argentina)

Problemas ambientales, casos judiciales y el rol de la antropología. El caso de Punchana en la Amazonía peruana
Susana Ramirez Hita (Universidad Rovira i Virgili – España – Lima, Peru)

05 de abril de 2024 – 9h-12h