Lançamento do livro “Pela Banda do Ribeirão” e oficinas em tom de conversa marcam os 125 anos da Sociedade Musical e Recreativa Lapa.

04/08/2021 15:51
➡ PARTICIPE! Oficinas online gratuitas e lançamento de livro sobre a formação urbana e cultural do Ribeirão da Ilha e a Banda da LapaNos sábados 7 e 14 de agosto, às 14h.

O livro “Pela Banda do Ribeirão” e as oficinas em tom de conversa marcam os 125 anos da Sociedade Musical e Recreativa Lapa.

A publicação, iniciativa do músico, arquiteto e urbanista e pesquisador do Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Artur Hugo Da Rosa, traça paralelo entre a história da Banda da Lapa e a formação cultural e urbana do Ribeirão da Ilha. A pesquisa ainda integrou um dossiê das três bandas centenárias da capital catarinense, representando a Banda da Lapa no pedido de registro como patrimônio cultural imaterial de Florianópolis. Os assuntos são a temática das duas oficinas.

A 1ª oficina será no próximo sábado, dia 7 de agosto, sobre a história da centenária Banda, ministrada pelo autor do livro em parceria com o músico e mestre em História, Wellinton Correa.

Dia 7/8 às 14h – O link do encontro é https://meet.google.com/diy-kxaz-aih

A 2ª oficina em 14 de agosto será sobre o processo de registro da Banda da Lapa como Patrimônio Imaterial de Florianópolis, tendo como convidada a antropóloga e pesquisadora Mariela F. Silveira, do Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Dia 14/8 às 14h – O link deste encontro é https://meet.google.com/sgy-izgs-mok

O lançamento do livro é feito pelo ateliê Rancho Cultural, pela Banda da Lapa e realizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Fundo Municipal de Cultura. O projeto é financiado com recurso público oriundo do edital de apoio às culturas 2019/2020.

Fotos: Carolina Arruda/Rancho Cultural

Participe e ajude a divulgar! Mais informações: