INVENTÁRIO DO POMERANO COMO LÍNGUA BRASILEIRA DE IMIGRAÇÃO (ILP)

15/03/2019 22:25

A pesquisadora do NAUI, Mariela F. da Silveira compõe a equipe de pesquisadores do IPOL no Inventário da Língua Pomerana

Durante os dias 08 a 24 de março está sendo realizada a primeira etapa do Inventário da Língua Pomerana, o ILP, no estado do Espírito Santo, um dos seis estados onde existe a presença confirmada de falantes de pomeranos. Trata-se de um momento de grande importância histórica e linguística para toda a comunidade pomerana que vive no Brasil, fruto de reinvindicações dos pomeranos para obtenção de reconhecimento e direitos linguísticos, como, por exemplo, receber alfabetização e estudo também em sua língua materna e não somente em língua portuguesa.

O objetivo do ILP é efetuar registros da língua e produzir dados sobre ela, documentar a presença da fala em uso nos diversos municípios pesquisados, fomentar a manutenção da língua ativa e criar meios para sua salvaguarda, bem como conscientizar os falantes da importância de sua língua, valorizar suas identidades e levar às comunidades o conhecimento acerca das políticas linguísticas no Brasil. Além disso, a iniciativa promove o fortalecimento da cultura pomerana. A aprovação final do Inventário pelo Iphan possibilitará o reconhecimento da variedade pomerana como Língua Brasileira de Imigração e, consequentemente, como referência cultural brasileira.

A expedição conta com a presença da coordenadora do IPOL, Rosangela Morello, com a participação da linguista Neubiana Beilke, da antropóloga Mariela Silveira (integrante do núcleo de pesquisa NAUI – Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural) e da pesquisadora Renata Galant, da pedagoga Lilian Jonat Stein e da educadora Síntia Bausen.

Na última sexta-feira, 08 de março de 2019, a equipe multidisciplinar do Ipol, Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, chegou a Vitória/ES e seguiu rumo ao interior do Estado para dar início aos trabalhos do Inventário da Língua Pomerana (ILP) que abrangerá, inicialmente, os municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Pancas, Vila Pavão, Itaguaçu, Laranja da Terra, Afonso Claudio e Domingos Martins.

Família Schram e equipe do Ipol. Fotografia: Arno Stuhr.

Os resultados do inventário serão organizados em formato de um livro com análise dos dados da língua, textos em pomerano e fotografias das comunidades. E também será produzido um documentário em parceria com os cinegrafistas e produtores Arno Stuhr e Solinéia Thom Stuhr.

Redação: Neubiana S. V. Beilke e Mariela Silveira.

Para mais informações confira em:  http://www.pmsmj.es.gov.br/portal/inventario-da-lingua-pomerana-preservando-nosso-maior-patrimonio/