Participação do NAUI em 28º RBA Reunião Brasileira de Antropologia. Desafios Antropológicos contemporâneos 2 a 5 de Julho de 2012. PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil.

05/01/2012 23:56

 O Naui Estará participando da 28° RBA nos seguintes GTs e Mesas Redondas.

  

T53 Patrimônios e Museus, agência, poder e conflito / Coodenadoras, Izabela Tamaso (UFG) e Alicia N. G. de Castells (UFSC), debatedora Silvana Rubino (UNICAMP).

Os processos de patrimonializaçao e musealizaçao cresceram sobremaneira nas últimas décadas. Os patrimônios e museus antes das elites, de um passado remoto, dos monumentos e dos grandes heróis, passam a ser também aquele das classes populares, de um tempo mais recente, da cultura intangível e das várias etnias. Este novo cenário impõe desafios antropológicos importantes, uma vez que vimos crescer, por meio do debate cultural na prática social, tanto os impactos sociais, quanto os conflitos resultantes de políticas e praticas de patrimonializaçao e musealizaçao. Interessa-nos refletir sobre (1) a relaçao entre agência, poder e conflito a partir de etnografias de processos museais, de tombamentos, registros, proteção e salvaguarda dos patrimônios materiais e imateriais; (2) as fronteiras operadas pelo processo de patrimonializaçao e musealizaçao; (3) o processo de seleção/exclusão realizado pelas instituições patrimoniais e museais, analisando especialmente os critérios que justificam o apoio ou o veto ao tombamento ou ao registro ou à musealizaçao da cultura material ou imaterial de grupos sociais, eventos, praticas culturais, memórias, etc. (4) as representações e apropriações em relaçao às políticas patrimoniais e museais.                     

 MR28 Patrimônio: sua dinâmica em espaços urbanos e em âmbitos institucionais / Coordenador: Alicia Norma González de Castells (UFSC), Participantes: José Guilherme C. Magnani (USP), Rogerio Proença Leite (UFS), Monica Beatriz Rotman (UBA).

 O envolvimento da Antropologia com a problemática do patrimônio cultural tem sido incrementado nas últimas décadas através da discussão de uma série de aspectos empíricos e questões teóricas. As análises antropológicas vão desde a apreensão do patrimônio como processo cultural de construção seletiva e recriação de patrimônios culturais distintos, até a concepção de que se trata de um processo de múltiplas dimensões, para além de sua especificidade cultural, sobretudo das dimensões política, ideológica e econômica, colocando em interação uma multiplicidade de atores sociais, movidos por interesses diversos e por vezes conflitantes. 

Em relação à problemática do patrimônio urbano, as praticas de patrimonialização associadas à dinâmica da (re) apropriação cultural desencadeada nas novas configurações urbanas apresentam-se de forma paradoxal sob processos simultâneos de padronização e valorização de identidades culturais e singulares. O patrimônio cultural concebido como uma construção social, e fruto de uma relação instável entre Estado e sociedade civil exige abordagens dialógicas entre as partes que lhe dão sentido. O objetivo de esta mesa é dialogar sobre dinâmicas contemporâneas do patrimônio cultural urbano e analises da formação do campo patrimonial desde instituições chaves governamentais. 

Para conferir a programação completa do evento, inscrições de trabalhos e demais orientações acesse o site do Evento: http://www.sistemasmart.com.br/rba/