Livros

 

Educar, Documentar e Valorizar para preservar: pesca artesanal com auxílio dos botos em Laguna

O livro foi concebido com o intuito de retratar o cotidiano dos pescadores artesanais na cidade de Laguna, SC. Para tanto, traz à tona o conhecimento dessas populações transmitido geração após geração e que envolve tanto o saber-fazer referente ao universo da pesca como os desafios diários que os pescadores enfrentam para continuar com suas práticas costumeiras.
E esse retrato, construído na forma de um livro a ser devolvido para a coletividade, enfatizou os relatos, as experiências, os conhecimentos sobre a pesca construídos por várias gerações. É fruto de uma sequência ininterrupta dessa mesma atividade, que nos fora relatado em cada encontro, tanto nas praias à espera do peixe, como no espaço privado de suas casas.

Autoras:
Alicia Norma González de Castells e Fátima Satsuki de Araujo Iino

O livro pode ser acessado em: http://portal.iphan.gov.br/sc/noticias/detalhes/3933/livro-e-dvd-pesca-artesanal-com-auxilio-botos-em-laguna

Receitas da Imigração

livro

Resultado final do Projeto Receitas da Imigração – Língua e Memória na Preservação da Arte Culinária, realizado através de Convênio com o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o livro ora lançado pelo IPOL é uma edição plurilíngue – em português e em línguas de imigração – contemplando, além de receitas culinárias trazidas, transformadas e realizadas pelas comunidades de imigrantes, também memórias e histórias da adaptação dessas populações na Região do Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina, no sul do Brasil.
Produzida a oito mãos: Ana Paula Seiffert, Mariela F. da Silveira ( pesquisadora NAUI), Peter Lorenzo e Rosângela Morello, a publicação sai pela Editora Garapuvu e conta também com a inestimável participação de falantes das línguas de imigração que compartilharam nas entrevistas do Projeto, além de receitas consideradas fundamentais no estabelecimento dos imigrantes na Região, também um pouco da história de vida das famílias.
O material, com textos em português e receitas traduzidas nas línguas de imigração faladas na região abarcada pela pesquisa, a saber, variedades de alemão, polonês e italiano do Vale do Itajaí, será inicialmente distribuído gratuitamente às comunidades envolvidas e aos parceiros. Caso um membro da comunidade linguística, professor ou pesquisador queira receber um exemplar, é preciso entrar em contato pelo e-mail ipol.secretaria@gmail.com, solicitando o envio. As despesas de correio são por conta do solicitante.

Autores:
Receitas da imigração/ Ana Paula Seiffert, Mariela Felisbino da Silveira , Peter Lorenzo e Rosângela Morello

IPOL : Editora Garapuvu

 

Centro Histórico: Entre a Preservação e a dinâmica urbana

leticianardi-204x300

Partindo do campo patrimonial, que considera o caráter sacralizado dos centros históricos, a autora Letícia Nardi agrega conceitos da arquitetura e urbanismo e da antropologia urbana com o intuito de imprimir uma visão interdisciplinar, evidenciando os aspectos materiais e subjetivos inerentes ao patrimônio urbano. Nesse sentido, situa o centro histórico no ponto de encontro entre duas trajetórias dinâmicas, construídas temporalmente: uma que corresponde à das definições conceituais e políticas que envolvem a preservação do patrimônio urbano e cultural; e outra que corresponde à dinâmica própria da cidade, com expansões e estagnações do território, transformações culturais, econômicas e sociais.
Autora:
Letícia Nardi – Pesquisadora NAUI
Prefácio:
Alicia Norma González de Castells
Editora Appris
Patrimônio Cultural e seus campos
5b2dfcdb37f0fe5aad9812329452c1e4

Patrimônio cultural e seus campos proporciona uma imersão nos distintos tópicos que conformam a problemática patrimonial, tanto no Brasil quanto fora dele. Reunindo importantes pesquisadores da área, aprofunda questões como o papel social do patrimônio arqueológico, experiências museológicas, nuanças do patrimônio imaterial, novos desafios da cidade contemporânea sob as políticas patrimoniais, o patrimônio cultural numa perspectiva comparativas latino-americana, entre outras. Uma excelente oportunidade para conferir o que de mais relevante os estudiosos do campo têm debatido na atualidade.
Organizadoras:
Alicia Norma González de Castells
Jeana Santos
Editora UFSC

Patrimônio Cultural e Cidade Contemporânea

A concepção do livro Patrimônio Cultural e Cidade Contemporânea objetiva a reflexão sobre o campo do patrimônio cultural e da cidade contemporânea, considerando os aspectos materiais e subjetivos desta relação. Sob a perspectiva da interdisciplinaridade, foca categorias chaves das disciplinas Arquitetura e Urbanismo, Antropologia Urbana e Patrimônio Cultural.
Para tanto, as organizadoras reuniram 14 artigos com a produção recente de professores e alunos egressos dos Programas de Pós-graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (PGAU-Cidade) e em Antropologia Social (PPGAS) da UFSC, além de convidados que, discutindo a partir de interfaces e bordas distintas, reforçam o intuito de adentrar de maneira diferenciada na problemática da cidade contemporânea, considerando a produção da cidade em seus diversos tempos e espaços de reflexão.
O livro dá continuidade à Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade, de iniciativa do PGAU-Cidade desde 2010, que busca através da produção teórica e metodológica aprofundar a compreensão e dar subsídios às intervenções na cidade contemporânea. Portanto, o livro se destina aos pesquisadores e àqueles profissionais que buscam uma reflexão ampla sobre as intervenções na cidade.
Organizadoras:
Alicia Norma González de Castells
Letícia Nardi
Apresentação:
Alicia Norma González de CastellsArtigos / Autores:
Reabilitações urbanas na cidade contemporânea: entre as formas de fazer a cidade e as formas de fazer na cidade
Alicia Norma González de CastellsO lugar onde todas as palavras se concretizam. cinco presenças da escrita em pequenos museus etnográficos
Vincenzo PadiglioneBeneditinos da história mínima: benjamin, o colecionador e o cronista
Jeana Laura da Cunha SantosAs ações de preservação do patrimônio edificado catarinense e seus reflexos na cidade de Joinville (SC)
Fátima Regina AlthoffNão só de morte vivem as necrópoles: a participação dos cemitérios nas políticas de preservação patrimonial por meio do estudo de caso do cemitério do imigrante de Joinville (SC)
Elisiana Trilha CastroSão Francisco Do Sul (SC): o patrimônio que se estabelece e a paisagem que se constrói
Vanessa Maria PereiraUma ilha de paisagens culturais e espaços museográficos
Gilberto Sarkis YunesCentro histórico de Garopaba (SC): relações entre patrimônio e identidade
Larissa Migliavacca PachecoO patrimônio industrial e a cidade contemporânea
Bernardo Brasil Bielschowsky; Margareth C. A. PimentaPanorama do patrimônio industrial edificado de Jaraguá do Sul (SC)
Anne Elise Rosa SotoEspaço como representação das políticas patrimoniais no Brasil
Rafael de Oliveira RodriguesValores e conflitos na preservação do patrimônio cultural: o olhar técnico e o olhar comum na identificação do patrimônio arquitetônico de agudo (RS)
João Paulo SchwerzConstrução de valores e sentidos através dos usos da cidade contemporânea
Letícia Nardi
Patrimônio em questão: o tangível e o intangível no patrimônio de uma cidade histórica
Eduardo Jorge Felix CastellsO livro pode ser adquirido na Livraria Virtual – EDUFSC através do site: http://www.editora.ufsc.br/publicacao/detalhe/id/456 

Traços e Palavras sobre o Processo Projetual em Arquitetura 

 Autor: Eduardo Jorge Félix Castells
‘Traços e Palavras’ é um livro que integra a Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade do PGAU-Cidade, e discorre sobre ‘métodos de projetação’ em arquitetura. Talvez seria mais correto falar em ‘lógicas de projetação’, como o próprio autor diz preferir, por considerá-lo um termo mais abrangente.
Há um recorte da temática, privilegiando os momentos iniciais do processo projetual, onde a graficação/representação é apenas o registro material impreciso de um pensar/idealizar.
Já nas primeiras linhas se afirma que o propósito que orientou a escrita visava atingir dois objetivos: por um lado, chamar a atenção para certas derivações não desejáveis nem convenientes da universalização no uso dos meios digitais de representação; e pelo outro, dar maior divulgação a alguns modelos de organização da produção projetual, que hoje se evidenciam mais adequados ao nível tecnológico dos equipamentos disponíveis nos escritórios de projeto.
Diretamente ligado a tais propósitos está o perfil de quem pode se supor que seja o leitor preferencial: estudantes de arquitetura e jovens arquitetos ainda pouco experientes. Por isto a linguagem: simples e direta, evitando em todo momento o discurso de elaboração mais sofisticada que costuma caracterizar a denominada produção acadêmica científica. O livro se apresenta como um manual de apoio, antes que como tratado sobre uma temática específica.
Está estruturado em três partes. A primeira aborda a questão dos ‘métodos e lógicas’ de projeto propriamente ditos, nisso incluindo alguns referenciais históricos. A segunda parte discorre sobre os ’procedimentos e rotinas’ que aplicam mos arquitetos quando se encontram em situação de projeto, isto é, nos momentos do processo em que efetuam atividade projetual em si. A terceira e última parte focaliza nas particularidades das ‘práticas e modalidades’, ou seja, dos ‘modos de fazer’ projetos de arquitetura.
Neste último trecho é onde se fazem presente algumas das observações mais agudas do texto, porque estão referidas aos diferentes modelos organizativos das equipes que desenvolvem prática projetual. Corresponde destacar que o autor se manifesta francamente favorável à opção de que o ‘projetar’ seja, estando já entrado o século XXI, uma elaboração de equipe, antes que uma atividade que se realiza individualmente, de maneira isolada. E apresente argumentos sólidos para manifestar essa opção preferencial.
O livro pode ser adquirido na Livraria Virtual – EDUFSC através do site: http://www.editora.ufsc.br/publicacao/detalhe/id/455

 

Ecos e Imagens do Patrimônio Imaterial: Inventário Nacional de Referências Culturais do Sertão de Valongo
Organizadores:Alicia N. G. de Castells, Clayton P. F. de Godoy,Marcos Monteiro Rabelo, Maria José Reis. Sumário:Apresentação
Alicia Norma González de Castells e Maria José ReisO Inventário Nacional de Referências Culturais como instrumento de preservação do patrimônio cultural
Clayton Peron  Franco de Godoy e Marcos Monteiro RabeloPolíticas de patrimônio – entre a exclusão e o direito à cidadania
Alicia Norma González de Castells(Re)pensando uma metodologia: a experiência de aplicação do Inventário Nacional de Referências Culturais
Ana Cristina Rodrigues Guimarães e Camila Sissa AntunesA cor do lugar: o Sertão do Valongo como patrimônio cultural
Alicia Norma González de CastellsMorfologia espacial e tipologia habitacional em Valongo
Eduardo Jorge Felix  CastellsPatrimônio imaterial e agroecologia: os saberes e as práticas agrícolas em Valongo
Maria José reis, Camila Sissa Antunes e Lara BauermannReferências culturais: práticas e representações sobre saúde pública e doença de um grupo afro-descendente
Ana Cristina Rodrigues Guimarães e Maria José ReisSertão do Valongo – Geografia de um espaço Quilombola
Edilmar da Silva Sarlo e Gerusa Maria DuarteEstética em Sertão do Valongo
Cleidi M. Caivano Pedroso de AlburquerqueA linguagem imagética na construção do Patrimônio Cultural de uma comunidade quilombola
Ana Cristina Rodrigues Guimarães e Heitor Cardoso

 

Patrimonio y cultura en América Latina: Nuevas vinculaciones con el estado, el mercado y el turismo y sus perspectivas actuales.
Organizadores:José de Jesús Hernández; Mónica Beatriz Rotman; Alicia Norma González de CastellsSumário:
Introducción
José de Jesús Hernández; Mónica Beatriz Rotman; Alicia Norma GonzálezEl patrimonio de pueblos mapuches de neuquèn desde las perspectivas de sus habitantes, de las instituciones estatales y del mercado
Mónica Beatriz RotmanPatrimonio en cuestión lo tangible y lo intangible en el patrimonio de una ciudad histórica
Eduardo Jorge Félix CastellsEl patrimonio histórico como espacio en pugna: el caso del Palacio Duhau
Mercedes GonzálezLa inmaterialidad del mundo de los sectores subalternos
Alicia Norma González de CastellsQuanto vale a venda do invendável? Os valores do patrimônio cultural na contemporaneidade
Any Brito LealDel folclor y el patrimonio cultural inmaterial en Colombia. Reflexiones críticas sobre dos conceptos antagónicos
Álvaro Andrés SantoyoEstado nação, etnicidade e patrimônio cultural: memória e cultura material no comércio do artesanato indígena
Agenor José Teixeira Pinto FariasLa gestión estatal del patrimônio para el desarrollo de los sectores populares em La quebrada de Humahuaca (noroeste argentino)
Elena Belli; Ricardo SlavutskyEstudio de público(s), museo de artes e industrias populares, Pátzcuaro, Michoacán
Alejandro González Villarruel; Diana Macho MoralesIdentidad regional, Fe y turismo. Nuestra Señora de San Juan de Los Lagos
Anna M. Fernández PoncellaLa participación de grupos informales em La promoción cultural. Problemas y perspectivas
Alberto Zárate RosalesEl paisaje agavero, patrimonio cultural de la humanidad una construcción política del paisaje y del patrimonio
José de Jesús Hernández López; Elizabeth Margarita Hernández LópezPaisajes globalizados soberanas, tomeros y barricas como espectadores de uma fiesta cultural
Franco MarchionniCulturalismo, patrimonialização e as políticas de autenticidade cultural indígenas
José Glebson Vieira