NAUI no Seminário “Patrimônio Cultural Imaterial: Desafios e Perspectivas”

18/08/2017 18:43

No dia 16 de agosto de 2017 o NAUI, representado pela coordenadora do núcleo professora Dra. Alicia Norma Gonzalez Castells e pela pesquisadora Msa. Fátima Satsuki de Araujo Iino, esteve presente no Seminário “Patrimônio Cultural Imaterial: Desafios e Perspectivas”, realizado na cidade de Laguna, litoral sul catarinense. O evento contou com a participação do Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN, Hermano Queiroz, que proferiu a palestra “Patrimônio Cultural Imaterial”.

O Seminário faz parte dos desdobramentos do projeto “Educar, documentar e valorizar para preservar – Pesca Artesanal com auxílio dos Botos em Laguna”, idealizado pelo arquiteto Wellington Linhares Martins, no qual o NAUI participou ativamente com a pesquisa e produção do livro que leva o nome do projeto, lançado sob autoria de Alicia Norma Gonzalez Castells  e Fátima Satsuki de Araujo Iino, em julho de 2016. Atualmente está disponível versão online no Portal do IPHAN, acesso pelo link: http://portal.iphan.gov.br/sc/noticias/detalhes/3933/livro-e-dvd-pesca-artesanal-com-auxilio-dos-botos-em-laguna

Após o lançamento do livro, os pescadores solicitaram ao IPHAN orientações sobre o Registro e as políticas para o Patrimônio Imaterial. A partir dessa demanda, o Escritório Técnico do IPHAN em Laguna e a Superintendência do IPHAN em Santa Catarina realizaram reuniões, palestras e rodas de conversas sobre o assunto. Esses encontros promoveram o debate, trocas de experiências e o amadurecimento das expectativas dos pescadores e da comunidade em relação ao pedido de Registro da “Pesca artesanal com botos em Laguna” como Patrimônio cultural Brasileiro.

Os pescadores se fortaleceram como protagonistas de suas demandas e identificaram quais eram relacionadas ao patrimônio cultural e quais eram relacionadas a outras áreas, tais como, meio ambiente, previdência social, saneamento básico, segurança pública etc. Após definirem a instituição proponente do pedido de Registro e os caminhos para o recolhimento das anuências, informaram ao IPHAN sobre suas decisões e solicitaram que a culminância de todo esse processo construtivo fosse realizada em um momento dedicado à entrega do pedido de Registro, encerrando uma etapa e iniciando novos capítulos no processo de fortalecimento da mobilização dos pescadores em torno do seu patrimônio cultural.

De forma solene e representando os pescadores artesanais de Laguna, o pescador Mancha e a coordenadora da Pastoral da Pesca, senhora Maria Aparecida Ramos dos Santos, entregaram o pedido de Registro ao Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN, Hermano Queiroz, e ao Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. O NAUI apóia e reconhece a pesca artesanal com auxílio dos botos em Laguna enquanto Patrimônio Cultural Brasileiro

Capa do livro lançado em julho de 2016.

Coordenadora da Pastoral da Pesca, Maria Aparecida Ramos dos Santos, e o pescador Mancha, entregam o pedido de Registro ao Diretor do DPI IPHAN, Hermano Queiroz, e ao Presidente da FCC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.