Publicação de artigo – Revista Landa – Núcleo Estudos Literários Latino-americanos da UFSC

12/01/2016 21:17

As trajetórias do graffiti na Bogotá contemporânea

 

Natalia Pérez Torres ( pesquisadora Naui)

 

Nos últimos anos Bogotá tem sido testemunha do ressurgimento do graffiti , um fenômeno urbano efêmero e contestatório por definição que, porém, está sendo objeto de processos de cooptação institucional funcionais a diversos propósitos públicos e privados. O “novo” auge desta prática cultural na cidade se apresenta, como na década de 60, no marco do conflito interno que constitui o país . Pela sua potência como linguagem visual e veículo de exposição pública de aspectos ligados a uma problemática de longa duração, o graffiti emerge em alguns casos como uma intervenção reveladora das tensões que configuram dito conflito ao tempo que reflete as diferentes formas de apropriação da cidade através do uso do espaço público como cenário principal de sua expressividade. Essa variante na maneira de entender o conflito, isto é, para além do seu significado bélico [tão naturalizado pelo povo colombiano], apresenta-se como um elemento chave para tentar compreender as dinâmicas citadinas de Bogotá, construtoras de narrativas que experimentam suas próprias tensões internas. Entende-se assim que o graffiti, sujeito a uma trajetória marcada pelas mudanças sociais locais e globais das últimas décadas, revela aspectos desse conflito interno, mas também as disputas de sentido pelo seu papel como linguagem em permanente trânsito da clandestinidade para o reconhecimento.