CICLO DE PALESTRAS DO PPGAS REÚNE PESQUISADORES

25/10/2012 21:19

CICLO DE PALESTRAS DO PPGAS REÚNE PESQUISADORES

             O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC vem realizando desde outubro o Ciclo de Palestras do PPGAS. O evento, organizado pela Profa. Dra. Alicia Castells, coordenadora do Programa, e pelas pós-doutorandas Jeana Santos e Raquel Mombelli, é realizado sempre às 16h30 das quartas-feiras, na sala 111 do Departamento de Antropologia, no Centro de Filosofia e Humanas (CFH). O objetivo é divulgar a ampla variedade de pesquisas, já concluídas ou em andamento, que muitas vezes ficam invisíveis ou restritas aos núcleos, e que poderiam ser compartilhadas e debatidas tanto com os integrantes do Programa quanto pela comunidade acadêmica em geral

            Inicialmente, os palestrantes serão os atuais pós-doutorandos, alguns deles já em fase final de pesquisa. A próxima etapa do Ciclo de Palestras prevê a participação dos professores-visitantes, doutorandos e recém-doutores do PPGAS.

 Confira a programação completa:

Data e horário Palestrantes Temática
17 de outubro de 2012 (quarta) Hora: 16h30 Jean Segata (LEVIS) “O duplo-cego da Antropologia”
Rita de Cácia Oenning (MUSA) “Entre Jaguares e Avatares: performances de crianças indígenas na cidade de São Gabriel da Cachoeira – Rio Negro”
31 de outubro de 2012 (quarta) Hora: 16h30 Mareli Grupe (NIGS) “Contribuição do curso de formação à distância: gênero e diversidade na escola e o projeto Papo Sério nas discussões sobre gênero e sexualidade nas escolas”
Pilar Miguez (NIGS) “Gênero na Educação Indígena”
 07 de novembro de 2012 (quarta) Hora: 16h30  Nicanor Ribolledo (Professor Visitante NEPI/PPGAS/ Programa de PVE/CAPES) (2011)  “Os profissionais indígenas: reflexões antropológicas sobre os programas de educação superior indígena”
 Ariana Sala (NIGS)  “Lesbo-homo-tranfobia nas escolas de Santa Catarina: evolução e acompanhamento do projeto Papo-Sério”
 14 de novembro de 2012 (quarta) Hora: 16h30  José Nilton de Almeida (NEPI)  “Cartografia das ações afirmativas na UFSC”
 Ricardo Cid (NUER)  “Comunidade indígena e remanescente de quilombo em face aos projetos de desenvolvimento no sul do Brasil”
 05 de Dezembro de 2012(quarta)Hora: 16h30  Jeana Santos (NAUI)  “Benjamin e o flâneur: a crônica como uma narrativa urbana”
 Cristiano Mello de Oliveira(pós-doc Literatura)  “Mário de Andrade e José Maria Arguedas: Etnografia e Literatura na América Latina”
12 de Dezembro de 2012 (quarta)Hora: 16h30  Caterina Rea (NIGS)  “Ciência e Gênero”
 Raquel Mombelli (NUER)  “Interculturalidade, Patrimônio Cultural e Comunidades Tradicionais”

Confira fotos da primeira palestra