Professor Dr. Vincenzo Padiglione em suas atividades pelo Brasil a convite do NAUI

31/03/2012 21:08

Entre 18 de outubro e 22 de dezembro de 2011 esteve no Brasil, a convite do NAUI, o professor Dr.Vincenzo Padiglione.

Vincenzo Padiglione é professor associado da Sapienza Università di Roma, leciona antropologia cultural, museologia e etnografia da comunicação, é diretor da Revista “Antropologia Museale”, concebeu e realizou o Etnomuseo Monti Lepini di Roccagorga, e o “Museo del Brigantaggio di Iri e di Cellere” e possui inúmeras pesquisas e publicações, dentre as quais destacamos as que refletem sobre os temas da memória, da museologia e da violência.

Durante o tempo que permaneceu em nosso país, com financiamento do instituto Brasil Plural, professor Vincenzo realizou várias palestras na UFSC e  também esteve em Manaus, onde, entre outras Atividades, participou do Seminário “Pequenos Museus Etnográficos” promovido pelo Museu Amazônico (UFAM), no qual ministrou a palestra “Um museu comunitário interpretativo: um olhar antropológico”. Confira o texto de Raquel Wandelli, Jornalista na SeCArte/UFSC, sobre uma das palestras ministradas pelo professor Padiglione  no auditório do Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral da UFSC.

Museu do século XXI não é para turista, mas para comunidade

Raquel Wandelli, Jornalista na SeCArte/UFSC,